Qual a diferença da interpretação simultânea e consecutiva?

Existem diferentes modalidades de interpretação, mas as mais utilizadas são a simultânea e a consecutiva. Em que consiste cada uma delas? Qual a diferença entre as duas? É o que vamos ver neste artigo.

A interpretação simultânea, como o próprio nome diz, acontece em conjunto com a fala do orador, ou seja, ao mesmo tempo. Geralmente é mais usada em eventos de grande porte, mais complexos, com um grande público.

Já na interpretação consecutiva, a interpretação é realizada após alguns segundos ou entre as pausas durante as falas do orador. É indicada em reuniões e eventos com poucas pessoas. Não é necessária utilização de equipamentos eletrônicos e uma equipe com vários profissionais.

Qual modalidade é melhor? Depende do evento e suas características como vimos brevemente nos parágrafos anteriores. Mas uma das vantagens da interpretação consecutiva é que o (a) intérprete possui maior controle e liberdade, podendo esclarecer termos, palavras e expressões ambíguas e até mesmo solicitar ao palestrante que repita a frase, enquanto na interpretação simultânea o (a) intérprete precisa, como dizem, “se virar nos 30”.

Se você é intérprete, qual modalidade costuma usar mais? Tem uma preferida?

Outras publicações do blog