Efeitos do Envelhecimento no Aprendizado: Embora seja mais comum que crianças aprendam novos idiomas mais rapidamente, os adultos também podem alcançar proficiência linguística com a prática e dedicação

O aprendizado de novos idiomas é uma habilidade valorizada em todas as idades, mas muitas vezes se acredita que as crianças têm uma vantagem significativa sobre os adultos nesse processo. No entanto, uma reflexão sobre os efeitos do envelhecimento no aprendizado revela nuances importantes que desafiam essa concepção comum. Este artigo explora algumas ideias de que, embora as crianças possam aprender novos idiomas mais rapidamente, os adultos também têm o potencial de alcançar proficiência linguística, desde que sejam adotadas práticas adequadas e haja dedicação ao processo.

#ParaTodosVerem. Na ilustração, uma cena de sala de aula se desenrola, com quatro alunos sentados. Um homem de barba grisalha e camisa azul-marinho, está de frente para uma mulher de cabelos escuros e óculos, que faz um gesto com o dedo indicador apontando para cima. Ao lado, um jovem observa atentamente a interação, enquanto um senhor que é cortado ficando amostra apenas seus óculos de grau e segurando uma apostila.

  • Aprendizado na Terceira Idade: Desafios e Oportunidades

O envelhecimento traz consigo uma série de mudanças cognitivas e físicas que podem influenciar o processo de aprendizado. Helena Brandão Viana, em seu artigo “Velhice e aprendizagem: o desafio de ensinar pessoas idosas”, destaca que, embora a expectativa de vida esteja aumentando e mais pessoas estejam alcançando os 60 anos de idade com saúde e vitalidade, ainda há poucos estudos sobre como o aprendizado ocorre na velhice. No entanto, iniciativas educacionais voltadas para a terceira idade têm demonstrado que o aprendizado de algo novo pode trazer benefícios significativos para a saúde física e mental dos idosos.

  • O Papel do Ensino de Línguas na Terceira Idade

Stella Ferreira Menezes, em seu artigo “Velhos tempos, nova língua: iniciativas educacionais para a terceira idade”, examina o histórico das iniciativas educacionais direcionadas aos idosos no Brasil e como os programas de ensino de línguas se inserem nesse contexto. Embora a maioria desses programas seja oferecida por universidades na forma de projetos de extensão, eles têm desempenhado um papel importante na promoção da inclusão social e na melhoria da percepção identitária dos idosos.

  • Desafios e Reflexões sobre o Processo de Aprendizagem

No entanto, o processo de aprendizagem de línguas na terceira idade não está isento de desafios. No artigo “Aprendizagem de língua estrangeira na terceira idade: marcas identitárias e representações sociais acerca do idoso”, são discutidas as marcas identitárias e as representações sociais que influenciam o processo de aprendizagem. É importante compreender como esses aspectos pré-existentes podem afetar a motivação e a eficácia do aprendizado em idosos.

  • Superando Barreiras e Alcançando Proficiência

Apesar dos desafios, os idosos têm demonstrado uma capacidade impressionante de aprender novos idiomas quando são oferecidas as condições adequadas. Angélica Hernandes-Lima, em seu estudo sobre as crenças de alunos da terceira idade sobre o francês, destaca a influência da cultura de aprendizado dos idosos na sua capacidade de assimilar uma nova língua. Com dedicação e prática, os adultos podem superar as barreiras do envelhecimento e alcançar níveis significativos de proficiência linguística.

  • Aprender Libras em Qualquer Idade

No contexto específico do aprendizado de Libras por idosos, é importante considerar que esta é uma língua visual-gestual. Diferentemente do aprendizado de línguas verbais, em que o foco está na compreensão e produção de sons, o aprendizado de Libras envolve a interpretação de movimentos, sinais manuais e expressão facial. Além disso, o aprendizado da Libras pode oferecer diversos benefícios. Esta língua não só proporciona uma forma alternativa de comunicação, mas também promove a inclusão social e a interação com a comunidade surda. Ao aprender Libras, crianças, jovens e idosos ampliam suas habilidades linguísticas e cognitivas, exercitam a criatividade e fortalecem as conexões sociais. Ademais, o envolvimento em atividades de aprendizado, como aulas e grupos de estudo, contribui para a manutenção da saúde mental e emocional, combatendo o isolamento e a depressão, que pode ser comum em qualquer fase da vida, especialmente nas dos idosos.

É importante ressaltar que o aprendizado de uma língua gestual pode ser mais difícil para adultos ou idosos, no entanto, a capacidade de aprender e se adaptar está presente em todas as fases da vida, e a Conectar 360 reconhece e valoriza essa diversidade de aprendizes. Ao escolher aprender Libras com a Conectar 360, os alunos podem esperar uma experiência de aprendizado dinâmica e personalizada. Nossa equipe de instrutores especializados está comprometida em oferecer aulas envolventes e eficazes, adaptadas às necessidades individuais de cada aluno. 

Em suma, embora seja verdade que as crianças muitas vezes aprendam novos idiomas mais rapidamente, os adultos e idosos também têm o potencial de alcançar proficiência linguística com prática e dedicação. As iniciativas educacionais voltadas para a terceira idade, especialmente aquelas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras, desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e da inclusão social dos idosos. Ao reconhecer e abordar os desafios específicos do aprendizado na terceira idade, podemos criar ambientes de aprendizagem mais eficazes e inclusivos para todas as faixas etárias.

TAVARES, Carla Nunes Vieira; MENEZES, Stella Ferreira (org). Envelhecimento e modos de ensino-aprendizagem. Uberlândia: EDUFU, 2020. DOI https://dx.doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-511-4.

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